clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/09/2003 17h54min

Bush e Putin pedem que Irã desista de ambições nucleares

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o presidente russo, Vladimir Putin, pediram neste sábado, dia 27, que o Irã desista de qualquer possível tentativa de construir armas nucleares. Após reunião em Camp David, Bush parece ter conseguido o apoio de Putin para uma lenta transição de poder no Iraque. Outros países, como a França, querem que o Iraque recupere sua soberania rapidamente.

De sua parte, Putin disse que um acordo para acabar definitivamente com o impasse nuclear envolvendo a Coréia do Norte deveria vir acompanhado de garantias norte-americanas para o isolado Estado stalinista, um passo que Bush está relutante em dar.

Os dois líderes conversaram na sexta, dia 26, à noite e no sábado de manhã em Camp David. Após a reunião, afirmaram ter colocado de lado suas diferenças em relação ao Iraque. A Rússia foi uma das principais opositoras à guerra liderada pelos EUA.

– Nós temos um objetivo comum, que é ter certeza de que o Irã não tem armas nucleares – afirmou Bush.

A pedido de Washington, a Agência Internacional de Energia Atômica levantou dúvidas sobre o programa nuclear do Irã e deu um prazo que se encerra no final de outubro para Teerã comprovar que não está desenvolvendo armas nucleares.

– É nossa convicção de que devemos sinalizar clara e respeitosamente para o Irã sobre a necessidade de continuar e expandir a cooperação com a AIEA – disse Putin.

Apesar disso, ele não deu nenhum sinal de que a Rússia vá atender ao pedido de Bush para interromper sua assistência ao programa nuclear de Teerã. A Rússia emprestou US$ 800 milhões para ajudar o Irã a construir o que vem sendo descrito como uma usina nuclear civil.

Putin declarou que a Rússia não deseja contribuir para a criação de armas de destruição em massa nem no Irã nem em qualquer outro lugar do mundo.

– Gostaria de reiterar que nós estamos cumprindo firmemente os termos do Tratado de Não-Proliferação porque esta é a direção dos interesses nacionais – afirmou.

Com informações da Agência Reuters

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.